sexta-feira, outubro 13, 2017

Taylor's 325

Quando era miúdo adorava ficar a ouvir os velhos, com as suas conversas verdadeiras, equívocas e aldrabadas. Não gosto que me mintam, mas adoro que me falem de países antigos, meninices distantes e episódios de capa-e-espada.
.
A História e a Estória são irmãs. Nada como a verdade. Nada como a fantasia. Nada como o plano inclinado entre o Sol e a Lua. O que seria da rectidão sem a mentira? O honesto amanuense não tem de contar, mas o bandido é complexo.
.
Nas caves das firmas mais antigas de Vinho do Porto vivem fantasmas, que guardam tonéis e lhe subtraem gotas. Os papéis são testemunhos e a história que se conta das casas está iluminada pelos mitos do tempo.
.
Ninguém quer saber de quando as empresas inglesas traziam lã e levavam vinho. A história é conhecida sem que esteja escondida. Os porões dos navios, cheios com garrafas, são muito mais interessantes do que fardos de pêlos e carvão.
.
A Taylor’s, uma das mais antigas firmas britânicas completa 325 anos de história. Em 1692, Sebastião José de Carvalho e Melo, que viria a criar a demarcação do Douro (1756), não tinha nascido (1699). Nem mesmo tinha sido assinado o Tratado de Methuen (1703), que estabeleceu primazia aos trapos britânicos e ao vinho português.
.
As datas são para se celebrarem, como as tradições são para se cumprirem e se desfazerem. O lembrar dos 325 anos fez-se com um vinho tawny, engarrafado na réplica possível – o artesanato tem a perfeição da imperfeição – das usadas no comércio antigo.
.
Conhecida pelos seus vinhos de categoria superior, a Taylor’s criou uma edição especial e limitada, resultado da junção de vinhos com idades diferentes, dos dez aos 40 anos de espera em grandes cascos de madeiras nobres.
.
Mereceu ainda o direito de ostentar as armas reais britânicas.
.
Porque parte significativa da sua história se passou no mar, a Taylor’s patrocinou o velejador Ricardo Diniz, na prova Original Singlehanded Transatlantic Race, que se realiza de quatro em quatro anos. O veleiro Taylor’s 325 cumpriu a recriação das viagens entre Gaia e Londres.
.
.
.
Taylor’s 325
.
Origem: Porto
Produtor: Taylor’s / The Fladgate Partnership
Nota: X/10
.

Sem comentários: