sábado, setembro 30, 2017

Monte da Ravasqueira Vinha das Romãs 2014

Queira-se ou desqueira-se, somos condicionados pela meteorologia. Aproxima-se tempo fresco – espero que bem molhado, a terra precisa – e o corpo dá sinais de preferência por comida mais enfartante e vinhos mais substanciais.
.
Apresentado em Março – em claro contraciclo do que é hábito, em que se apresentam as novidades para o Verão – o Vinha das Romãs 2014 começa agora a fazer sentido. Não digo isto para me justificar pela demora na escritura desta crónica.
.
É um vinho com estrutura e acidez, ideal para quando se deixa o frescor ou o frio do outro lado da vidraça e se põem à mesa aquelas coisas que nos engordam. Perdura nos sentidos.
.
Não há vitivinicultor que não diga que tem, pelo menos, um terroir na sua propriedade. Não há produtor alentejano que não garanta que a sua parcela é um outro Alentejo. Às vezes é verdade.
.
A altitude, a composição do solo e a orientação natural conferem a esta propriedade, situada no concelho de Arraiolos, diferenças. O espaço da vinha das romãs – assim nomeada por nesse sítio ter havido um pomar de romaneiras – é singular dentro do mesmo domínio.
.
O Vinha das Romãs 2014 é um lote de duas das minhas castas tintas preferidas, a syrah e a touriga francesa. Todo estagiou 20 meses em barricas novas de carvalho francês.
.
Tem vida pela frente.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Ravasqueira
Nota: 8/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: