segunda-feira, junho 05, 2017

Lancers Branco + Lancers Rosé + Avis Rara Branco 2016 + BSE 2016 + Periquita Branco 2016 + Periquita Rosé 2016 + Quinta de Camarate Branco Seco 2016 + Quinta de Camarate Branco Doce 2016 + Quinta de Camarate Rosé 2016 + Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2016 + Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2016

A firma José Maria da Fonseca apresentou as propostas para o Verão. É claro que os vinhos devem ser bebidos quando apetece, mas há épocas em que cada género acompanha melhor. Não gosto da expressão «vinho para o Verão», todavia não encontro, de momento, outra melhor.
.
Como é Verão, esta empresa criou um guia de esplanadas: www.guiadeesplanadasbse.pt
.
São 11 vinhos. Não há refeição ou outro convívio que não tenha proposta desta vinícola de Azeitão. Dos mais populares aos mais formais – embora a formalidade no Verão seja um conceito um pouco extravagante.
.
A propósito de extravagância, apareceram uns extraterrestres. Quero com isto dizer, uns vinhos que poucos ousam fazer: ou estão fora de moda ou parece mal ou outra coisa qualquer. Deixo-os para o fim.
.
O Lancers é um clássico português, tendo surgido em 1944, sucedendo ao Faísca. Começou por ser apenas rosé e há uns anos evoluiu para um vinho branco. Tem o Verão no ADN. Esta edição tem uma imagem renovada.
.
A firma abriu concurso para uma edição especial, restrita a alunos do IADE (Instituto de Arte, Design e Empresa), tendo recebido cerca de 150 propostas. Escolheu a ideia de Soraia Morgado, que se inspirou na pop art e na banda desenhada.
.
Uma vez mais, o Lancers não desilude. Ano após ano, a regularidade impera. Pese que esta edição não tem indicação de ano de colheita. Isto é válido tanto para o branco quanto para o rosado.
.
O BSE 2016 mantém-se fiel à tradição. Leve e despreocupado, pronto para a mesa ou só para a diversão. Quem me lê sabe o quanto detesto a casta antão vaz… pois Domingos Soares Franco, que dirige a enologia, consegue pôr-me a gostar de um vinho com aquela uva maldita. Aqui, está com 64%, sendo a parte restante de arinto.
.
O Periquita Branco 2016 tem outro balanço, pede mais mesa do que o BSE. Continua descomplicado e fácil e não o dou como vinho de estação. Não é só para Junho a Setembro. Fez-se com verdelho/verdejo (62%), viognier (33%) e viosinho (5%).
.
O Periquita Rosé 2016 é um vinho de calções. Direi que tem menor vocação de mesa do que o irmão branco, mas vai lindamente com umas saladas e grelhados. Fez-se com castelão (52%), aragonês (26%) e trincadeira (22%).
.
Achei o Quinta de Camarate Branco Seco 2016 um pouco excessivo na boca. Cansou-me um bocadinho. Possivelmente devido à quantidade de alvarinho (77%), que a Sul nem sempre sai do meu agrado. A parte restante é de verdelho.
.
O Quinta de Camarate Rosé 2016 tem a cereja pouco madura e toques vegetais, da touriga nacional (72%) e da cabernet sauvignon (28%). Dançam bem uma com a outra e daí resulta um vinho para a mesa.
.
Domingos Soares Franco assina alguns dos vinhos da empresa, responsabilidade incomum. Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2016 expressa uma saborosa tropicalidade, sem qualquer enjoo. Este não é para piscina, é para a mesa, mesmo que se continue com chinelos havaianos.
.
Acho que me convenceram. Tanto estranhei os rosés de moscatel roxo que acabei rendido. O Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2016 é para a mesa ao fim da tarde.
.
Agora os extraterrestres. Na década de 80, do século passado, surgiu um branco doce que fez sensação. Produzido na Península de Setúbal, com uvas moscatel de alexandria, o João Pires era muito procurado e aplaudido.
.
Depois passou de moda. Há muitos factores que levam as coisas – e as pessoas – a passarem de moda. Não irei por teses sábias quanto a isso. Digo é que, além de deixar de ser fixe, o doce tornou-se foleiro.
.
Ora pois, que juízo tenho pouco – não por questão de gosto, mas por ao assumir – tenho a declarar que gosto de vinhos doces. Não me refiro aos consensuais de vindimas tardias, generosos e licorosos. Gosto dos chamados «vinhos maricas».
.
Aqui há coragem de dar a volta ao preconceito. A José Maria da Fonseca decidiu fazer vinho doce com qualidade e, espero, tire as teias de aranha da cabeça de muita gente.
.
O Quinta de Camarate Branco Doce 2016 resulta dum lote de alvarinho (72%) e loureiro (28%) e mostra-se elegante, com ares frescos e sabores mais gordos. Não sei que comida lhe pôr, mas irá bem…
.
O Avis Rara Branco 2016 é mesmo maluquice. É um salto às memórias da década de 80. Não é que seja o gémeo do João Pires, mas a gulodice do moscatel (50%) é rica em lembranças. A parte restante é de fernão pires. Vem dos solos quentes de areia e traz as flores da primeira casta e o pêssego da segunda.
.
.
.
Lancers Branco
.
Origem: x
Nota: 4,5/10
.
.
Lancers Rosé
.
Origem: x
Nota: 4,5/10
.
.
Avis Rara Branco 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 5/10
.
.
BSE 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 5/10
.
.
Periquita Branco 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 5,5/10
.
Periquita Rosé 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 5,5%
.
.
Quinta de Camarate Branco Seco 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 6
.
.
Quinta de Camarate Branco Doce 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 6
.
.
Quinta de Camarate Rosé 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 6,5/10
.
.
Colecção Privada Domingos Soares Franco Verdelho 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 7,5/10
.
.
Colecção Privada Domingos Soares Franco Moscatel Roxo 2016
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Nota: 7,5/10

Sem comentários: