terça-feira, fevereiro 21, 2017

Carvalhas Branco 2014 + Carvalhas Vinhas Velhas 2011

A Quinta das Carvalhas situa-se à entrada da aldeia do Pinhão, na margem esquerda deste afluente do Douro. Os seus 600 hectares, dos quais 120 cultivados com vinha, vão da margem até aos 550 metros de altitude.
.
Aí nascem uvas belíssimas, sem as quais não se faria bom vinho. A equipa de viticultura permite ao enólogo Jorge Moreira conseguir resultados ímpares. Agora chega o momento de contar dum branco e dum tinto, ambos merecem grande atenção.
.
O Carvalhas Branco 2014 é para o Inverno – declaração redutora, servindo para expressar acompanhamento de comidas mais substanciais. Muito mais feliz (meu gosto) na boca do que se mostra no nariz, é um vinho que mostra mineralidade e acidez natural oculta (feliz) os 13,5% de álcool.
.
O Carvalhas Vinhas Velhas 2011 é feliz por várias razões: expressa a natureza do local, mostra as características da região e traduz esse ano magnífico de 2011 – é um grande vinho. Apenas metade do vinho estagiou por 18 meses em barricas novas de carvalho francês. Bem bebido agora, quem o quiser guardar, faz bem.
.
Termino este texto como comecei o anterior:
– Lembram-se do «Homem da Regisconta»?... Jorge Moreira é «aquela máquina»! O homem tem toque de Midas – felizmente Portugal tem mais gente capaz de tornar ouro em tudo onde põe a mão para expressar a vontade.
.
.
Carvalhas Branco 2014
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 8/10
.
.
Carvalhas Vinhas Velhas 2011
.
Origem: Douro
Produtor: Real Companhia Velha
Nota: 9/10
.
.
.
Nota: Os vinhos Carvalhas foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: