segunda-feira, fevereiro 20, 2017

Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014 + Vale da Raposa Touriga Nacional 2013 + Vale da Raposa Sousão 2013 + Vale da Raposa Grande Escolha Tinto 2013 + Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013 + Quinta da Gaivosa Porto Tawny 20 Anos

O tempo passa a uma velocidade que o meu pensamento não consegue acompanhar. Em Dezembro, ao fazer a árvore-de-Natal choquei-me ao constatar que tinha sido na «véspera» quando a desfiz.
.
Ora bem… a 15 de Dezembro de 2016 estive presente na apresentação dos vinhos de Domingos Alves de Sousa… Fevereiro vai mais de meio… não tarda estou a montar novamente a árvore-de-Natal e o miúdo, agora com nove anos, acabou a tese de doutoramento.
.
As apresentações dezembrais são uma tradição. Todos os anos, Domingos e Tiago (seu filho) Alves de Sousa mostram novidades, novidades antigas e revisitações anuais – depois explico a diferença.
.
As novidades: Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014, Vale da Raposa Touriga Nacional 2013, Vale da Raposa Sousão 2013, Vale da Raposa Grande Escolha Tinto 2013, Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013 e Quinta da Gaivosa Porto Tawny 20 Anos.
.
O Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014 está no topo dos brancos do país, não apenas da região. É um vinho com frescura e gulodice, no sentido de exigir acompanhamento de prato. É muito elegante e tem um perfil mineral.
.
O Vale da Raposa Touriga Nacional 2013 mostra-se conforme o esperado no Douro: mais frutada e menos floral – confesso que prefiro, de longe, a casta no Douro do que no Dão, onde andam a fazer umas invenções enjoativíssimas. Aplaudo-lhe o toque amargo e a acidez. Já é, mas vai ser… guardem-no.
.
Tenho um problema com a casta sousão – dizem ser a mesma que a vinhão, do Vinho Verde, mas já me garantiram que é apenas gémea –, acho-a com uma acidez… não gosto! Na pátria do Vinho Verde é insuportável, no Douro… com o atrevimento dos ignorantes e dos jovens… digo: serve para conferir acidez aos vinhos, quando a climatologia não corre pelo melhor.
.
Ora, tanto Domingos como Tiago Alves de Sousa sabem mais de vinho a dormir do que eu com Red Bull. Porém, narizes e bocas são ímpares e, embora reconhecendo virtudes, limito-me a dar o meu parecer absolutamente pessoal, intransmissível e subjectivo. O Vale da Raposa Sousão 2013 é bom vinho, mas sofre com o ADN – reafirmo que é um bom vinho.
.
Domingos e Tiago Alves de Sousa contaram que 2013 é um ano que tem sido prejudicado pela proximidade de 2011 – realmente ímpar. Foi um ano de excelência e, de facto, os vinhos aqui apresentados confirmam o que os dois vinhateiros dizem.
.
O Vale da Raposa Grande Escolha Tinto 2013 é excepcional, mostrando calor e frescura, entre a compota e a menta. Na boca com uma excelente estrutura, excelente acidez e promessa de muitos anos de vida.
.
O Abandonado 2013 é um Bentley!
.
Nem todos os anos nem todos os vinhos podem ser vintage. Por isso, sempre que um se apresente sabe-se que a qualidade é muito grande. Há, com certeza, uns mais solenes, outros mais fáceis, mais distintos. Normalmente, os vintage de quinta tendem a ser menos cotados do que os de firma, de lote mais complexo. Seja como for, o Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013 merece muita atenção. Como se depreende pela data, está na infância.
.
Vou apreciando, em crescendo, os tawnies. Aqui, o Quinta da Gaivosa Porto Tawny 20 Anos deu-me muito bom prazer.
.
Quanto às novidades antigas… boas surpresas ou confirmações: Alves de Sousa Pessoal Branco 2008, Quinta da Gaivosa Tinto 2011, Quinta da Gaivosa Vinha de Lordelo 2011, Alves de Sousa Reserva Pessoal Tinto 2007.
.
A revisitação anual é o vinho que a família Alves de Sousa criou com os melhores de cada colheita e que servem de memória duma década. Todos os anos é servido ao jantar e é gratificante poder conhecer-lhe a evolução.
.
.
.
Branco da Gaivosa Grande Reserva 2014
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 8/10
.
.
Vale da Raposa Touriga Nacional 2013
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 7,5/10
.
.
Vale da Raposa Sousão 2013
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 6/10
.
.
Vale da Raposa Grande Escolha Tinto 2013
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 8/10
.
.
Abandonado 2013
.
Origem: Douro
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 9
.
.
Quinta da Gaivosa Porto Vintage 2013
.
Origem: Porto
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 8,5/10
.
.
Quinta da Gaivosa Porto Tawny 20 Anos
.
Origem: Porto
Produtor: Alves de Sousa
Nota: 8/10

Sem comentários: