quarta-feira, agosto 27, 2014

Portal da Calçada Reserva 2012

Tenho notado em mim uma certa embirração com os Vinhos Verdes. Não é o «ódio» que tenho à casta alentejana antão vaz, é outra coisa. É pura parvoíce minha, até porque não tem justificação.
.
Não costumo beber vinho mau e qualquer má experiência, nos primórdios, terá sido tanto com um Vinho Verde como com qualquer outro. Apesar da comichão injustificada, nunca deixei de recomendar Vinhos Verdes a amigos que me pedem conselho. Sei que é puro preconceito meu.
.
E tanto assim é que quando bebo um Vinho Verde – já referi que não costumo fustigar-me com mau vinho – delicio-me com a frescura e delicadeza que emanam. Não sei se alguém me lê pela primeira vez, pelo que volto a referir que embora o meu gosto pessoal prevaleça sobre qualquer outro aspecto, não penalizo um vinho bem feito apenas porque não gosto. Tal seria indelicado ou até insolente. Quando existe tal situação realço sempre o facto.
.
Neste caso, a situação não se põe. O prazer de o beber condisse com a qualidade que tem. É um vinho muito fresco e equilibrado, sedutor. Não será um vinho de piscina, mas um tanque de fundo azul com água batida pelo Sol, para divertimento, e mesa posta com os comeres do Verão é maravilha de se ter. Um mergulho, salta, três rodelas de tomate, um golinho e salta lá para dentro. Gente mais séria terá igual prazer na sua mesa conservadora. Sublinho que não é vinho de piscina.
.
Tem delicadeza da flor de laranjeira e aroma e sabor com presenças cítricas e de abacaxi, raspas de casca de laranja verde. Sem concessão aos pêssegos muito maduros nem aos aborrecidos maracujás – estão lá, uma e outra fruta, mas estão a saber comportar-se.
.
Quinta da Calçada situa-se em Amarante – bonita terra – e o Portal da Calçada é o vinho de entrada de gama. A sub-região é a de Amarante (já se percebera) e as uvas do lote foram loureiro, arinto, azal e trajadura.
.
Não sei se para facilitar a leitura ao consumidor ou se por naquela sub-região ter o nome mais corrente da casta, faz-se referência a arinto e não a pedernã. A talhe de foice uma coisa que não interessa mesmo nada: pedernã é um nome horrível!
.
.
.
Origem: Vinho Verde
Produtor: Agrimota
Nota: 6/10

Sem comentários: