sexta-feira, junho 13, 2014

Esporão Verdelho 2013 e Esporão Duas Castas 2013

E porque hoje é dia de Santo António e vem aí o São João e o São Pedro saem a correr dois brancos frescos (frescos, não é gelados) dois brancos do Esporão. Diferentes no carácter e amigos de profissão. Ambos vinhos de divertimento e de mesa com comida. No primeiro caso... cuidado!... De tão bem feitos que são manhosos (de manha no sentido de esperteza e sagacidade)... sobem, sobem.
.
Começar a escrever primeiro sobre qual? Pim! Pam! Pum! Cada bala mata um! Verdelho 2013. Muito prazenteiro, sem tonelada alentejana, mas com substancia carnura para trincar. Boa malha!
.
Quando falo em carnudo quero sublinhar a capacidade para ombrear com uma carne branca, um grelhado no carvão. Tem frescura e prolonga-se na boca.
.
O segundo, o 2 ou Duas Castas... pronto! É o que se sabe! E quem não sabe fica a saber: As minhas provas não são provas, são assumidamente subjectivas, realizadas em momentos favoráveis ao prazer, têm em conta a qualidade intrínseca, mas obedecem à ditadura do opinador... moi même.
.
Não sei se a casta antão vaz é obra do Diabo para me castigar ou se é de Deus para me pôr à prova... Tem 70% de gouveio, o que é um alívio. Mas os outros 30% estão lá. E chateiam-me!...
.
Benditos 70% de gouveio que me acalmaram!
.
Agora mais a sério. O Duas Castas é um vinho irrepreensível. Se o maltrato é mesmo por antipatia com a casta e nada tem que ver com a equipa do Esporão, que é gente que trabalha bem e de forma muito séria, com grande respeito por valores a que dou importância: ambiente, património natural, património cultural e artes.
.
Não estou a dar uma no cravo e outra na ferradura ou a desculpar-me pela chalaça – acho que quem me lê habitualmente já sabe desta minha antipatia, recíproca, com a casta antão vaz. Se a casta fosse má ou não resultasse bem ou não agradasse ao público ou fosse de difícil trato no Alentejo ninguém a cultivaria.
.
Outra coisa é mentir ou fazer género ou «desculpar»... as regras do blogue já foram apresentadas. Além de estar equilibrado, quero dizer bem temperado, é um vinho que dará prazer a muita gente e gente que sabe apreciar. Disso não tenho qualquer dúvida.
.
Podia agora escrever a maçada dos descritores... não sei se alguém compra um vinho por causa dos frutos vermelhos que diz no rótulo ou explica o crítico, nem as flores de laranjeira ou a maçã verde. Esqueçamos isso. Apostem nestes dois vinhos e ganham no convívio e na mesa.
.
Quanto a notas... chicote no antão vaz... Lamento, tem de ser... mas a nota é bem positiva (e as positivas começam no 3).
.
.
.
Esporão Verdelho 2013
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Esporão
Nota: 7/10
.
.
Esporão Duas Castas 2013
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Esporão
Nota: 5/5
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: