segunda-feira, abril 28, 2014

Tons de Duorum Branco 2013

Já notei que o meu coração pende para o Douro, tanto em tinto quanto em brancos, embora os amarelos da Beira Interior me contentem também muito. Hoje a crónica calha a um branco do Douro.
.
A empresa (Duorum Vinhos) pode ser recente, mas já se tornou numa referência. A justificação é simples: os «pais» da criança andam a «virar frangos» há muito tempo. E não é apenas uma questão de experiência. Tanto o empresário e enólogo João Portugal Ramos como José Maria Soares Franco são do melhor que existe nestes 92.090 quilómetros quadrados de terra, povoada (antes da debandada dos imigrantes e dos novos emigrantes) por um pouco mais de 10,5 milhões de habitantes.
.
Se não me engano, os Tons de Duorum são a entrada de gama da Duorum Vinhos. E não enganando-me são do melhor do seu patamar (não de preço) aspiracional (?).
.
Bem, mas o parágrafo anterior é mero fédivéres (esquisita a forma como invento palavras, esta até com a proibição de dois acentos). O que importa é a verdade que existe neste vinho. Pode ser entrada de gama, pode ser acessível à maioria das algibeiras, pode ser enofilizado por gente graúda... podia até ser mais coisas e não ser verdadeiro.
.
Verdadeiro aqui quer dizer ter a sua região no ADN (ácido desoxirribonucleico – adoro estas coisinhas... pequeninas, como decifrar siglas que toda a gente sabe... a minha favorita é ácido acetilsalicílico... quem não sabe que procure... comece por tentar Aspirina).
.
Embora com uma cedência ao mercado – ah pois! É preciso vender – com um certo tropicalismo. Dispensava, compreendo, mas para mim é penalizador (para quem não sabe, as crónicas são assumidamente subjectivas, reflectindo o meu gosto, afectos, ambientes, não se baseiam normalmente em sítios severos, em que a neutralidade é quase absoluta).
.
É um Douro de ADN e ainda assim tem algumas raridades legítimas, em termos de olfacto. Apreciei-lhe bem a mineralidade, aquela que só o Douro tem (a da Beira Interior para os brancos talvez lhe fique à frente). É um vinho fresco, pela acidez, e pelas sensações que induz, nomeadamente a limão e uma certa tangerina. Se este último citrino sugere, o toque floral confirma: há moscatel no lote. Bem, o sambinha ou outro tropicalismo...
.
Frescura não lhe falta e, reconhecendo a tendência do gosto, os trópicos estão equilibrados. Dão doçura e enjoam-me um bocadinho. Contudo, o Tons de Duorum Branco é vinho que me dá bom contentamento. Marimbando-me para a relação de preço e qualidade (o que vou dizer não implica preço – embora talvez devesse) é a complexidade em harmonia.
.
Quanto a castas: moscatel galego (5% – BINGO!), viosinho (30% – smiley), rabigato (25% – smeyle), verdelho (20%) e arinto (20%). Não sabia que o arinto era permitido no Douro...  Solo de xisto (smiley – é Douro), sendo a fruta proveniente de vinhas cultivadas entre os 400 e os 600 metros de altitude.
.
O produtor sugere e eu assino por baixo: aperitivo, refeições leves de Primavera e Verão, saladas mediterrânicas e peixe – acho que foi quase ipsis verbis (hoje estou numa de brincar à artista).
.
Embora cansado de dizer, repito. A minha escala de notação do prazer (com acerto para cima, quando a qualidade é grande e o meu gosto pessoal castigador) é decimal, mas em que o 3 já é positivo... isto porquê? Qual a vantagem de usar diferentes patamares de «evitável» (2) ou de «imbebível» (1)?
.
Vamos a contas: prazer = a 5,5. Desconto do tropical de 0,5 pontos. Adição por João Portugal Ramos ser do Belenenses de 1 ponto.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Duorum Vinhos (João Portugal Ramos Vinhos)
Nota: 6/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: