quarta-feira, abril 30, 2014

Adega de Borba Senses Syrah 2012

Sou uma pessoa de má índole. Vejo mal em tudo, faço rápidos juízos de valor! Protesto e resmungo sempre. Para mim nunca está bem... chateiam-me as estrangeiras nas «velhas» denominações alentejanas, no caso Borba, porém sendo este um regional sou menos embirrento... tenho de conceder, a casta syrah resulta muito bem no Alentejo.
.
Raisparta a natureza. Óscar Gato, homem do Alentejo, consegue o que nem sempre todos conseguem: extrair Alentejo de castas estrangeiras. Ou sou eu que me vou habituando aos vinhos do mestre da Adega de Borba ou estou a dizer mesmo uma coisa acertada.
.
É um vinho que mostra complexidade na prova olfactiva, em que aromas diferenciados vão jogando à vez, passando a bola uns aos outros (não é o aborrecidíssimo tiki taka do Guardiola), rolando sobre um «relvado» de xisto e argila. Pois, a mineralidade está lá, nem sempre óbvia, depende do dançarino (casta) que estiver no momento no salão.
.
Notei as notas de folha de madeira de charuto (cedro – devia ser sempre) e os frutos do bosque, nomeadamente groselhas. O chocolate negro também se assoma à janela. O produtor acrescenta-lhe notas de barrica (faço assim-assim com a cabeça) e florais (esta é que me escapou de todo).
.
A boca é menos complexa, mas não inferior em qualidade. É suave, mas tem raça. Na minha boca nasceram quadradinhos de chocolate preto e alguma ginja. Bom final.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Adega de Borba
Nota: 7/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: