quinta-feira, fevereiro 20, 2014

Uniqo Tinto 2010

Diz o quite de imprensa que a touriga nacional é a mais portuguesa de Portugal... irritei-me... capaz de chibatar que o escreveu... mentira, só uns açoites.
.
A ideia é bem gira! Juntar vinhos de touriga nacional, provenientes das diferentes propriedades da Companhia das Quinta; não todas, pois a Quinta da Romeira é só de arinto.
.
Os bailarinos vieram da Quinta da Fronteira (Douro), Quinta do Cardo (Beira Interior), Quinta de Pancas (Lisboa) e Herdade da Farizoa (Alentejo).
.
Feliz bailado, este. Complexo e divertido, sobretudo para quem já dá uns toques na bola (vinho). O que se encontra? Notas de fruta vermelha quase madura (Douro), mineralidade e frescura (Beira Interior), frescura amena e elegante (Lisboa) e compota de morango (Alentejo).
.
Resulta uma complexidade e que, com o tempo da refeição, evolui e gera conversa. Sim, domina a mesa. Não digo que domine o prato, pois isso depende. Mas quem já tem amor ou uma paixoneta pelo vinho vai dar-lhe atenção.
.
Julgo que é bailante, uma ciranda, onde os aromas e sabores vão e vêm. Onde a madeira, de barricas de carvalho francês (50% novas e 50% com um ano) servem de soalho seguro.
.
Provei-o na Quinta da Romeira, uma mostra de brincadeira do enólogo João Corrêa. Garrafa aberta, levei-a para casa e foi uma alegria. Dêem-lhe espaço para respirar e temos: twist, funky, valsa e saias.
.
.
.
Origem: Portugal
Produtor: Companhia das Quintas

Nota: 8,5/10

Sem comentários: