sexta-feira, dezembro 20, 2013

Os Jaguares da José Maria da Fonseca

Todas as casas têm os seus topos de gama. Quem habitualmente me lê já sabe que admiro muito o estilo de Domingos Soares Franco (e da sua equipa, porque ninguém vinho sozinho). E se os néctares mais modestos têm uma inquestionável qualidade, os de topo são de alta escola.
.
Escrevi-o várias vezes a transgressão, saudável, do Mestre. O J foge ao arquétipo dos alentejanos, o José de Sousa Mayor já tem sotaque e o Periquita Superyor é a tradição da zona de Setúbal.
.
Periquita Superyor 2009 lembra-me os antigos Periquitas, obviamente com a qualidade acima. É natural, pois todo ele é feito com uvas da casta castelão, que atinge o potencialmente máximo na zona de Azeitão... situava-se lá a Quinta da Periquita, e os resultados foram tais que as uveiras se espalharam por todo o lado ali à volta.
.
É um vinho rico em aromas, que não se atropelam, mas colaboram entre si, desde a fruta mais escura, ao perfume da lavanda e à frescura da menta. É muito suave e nada rústico
.
.
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 8/10
.
.
.
O J... não sei se goste da marca... deve ser porque é janota... é um português viajado. Não tem sotaque, mas tem tiques de quem viajou bastante. Ainda que lhe dê a mesma nota, o nível de satisfação foi inferior. Porém, apenas essa fronteira do gosto mais e do gosto menos.
.
O J juntou grand noir (60%), touriga franca (28%) e touriga nacional. Comprovo, que fora do Douro, a touriga francesa não rende o que dá por lá... mas continua cheia de carácter.
.
.
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 8/10
.
.
.
Periquita Superyor 2009 está na categoria dos imperdíveis. Ainda não chega ao patamar dos... bem, olhem para a escala.
.
Se fosse agora apresentado ao sobro, era bem provável que lhe ofertasse este. E cá está o castelão em esplendor, demonstrando que naquelas bandas é ele que reina. Pode estar um pouco fora de moda, mas é casta do caraças.
.
.
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 8,5/10
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: