segunda-feira, dezembro 23, 2013

Esporão Reserva Tinto 2011 Edição Comemorativa 40 anos

O Esporão é uma casa especial. Nasceu da visão de José Bandeira, entretanto falecido, e da vontade de José Roquette. Quando não se pensava que o Alentejo haveria ter tantas vinhas quanto searas (afirmação sem qualquer fundamento factual), estes dois homens lançaram-se à obra.
.
Veio a Revolução do 25 de Abril, que trouxe a liberdade, veio o Verão Quente, que abanou o país, e veio o 25 de Novembro, que colocou Portugal no caminho das democracias ocidentais. O tempo apaziguou o país e estabeleceu o clima para os negócios. Aos poucos, mais gente reparou no potencial vitivinícola do Alentejo.
.
Em Setembro celebraram-se 40 anos da casa que, entre outras virtudes, tem um crescente respeito pelo meio ambiente e uma longa ligação às artes plásticas, que vindima após vindima conhece um novo artista para juntar o talento duma arte «convencional» duma outra, menos consensual, que é a do vinho.
.
Tratando-se dum vinho de homenagem, fico-me pelos votos de felicidade à casa e a todos quanto nela trabalham. Este vinho (tinto) é um grande vinho.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Esporão
Nota: X

Sem comentários: