segunda-feira, maio 13, 2013

Novidades da Ravasqueira


O Alentejo consegue ter vinhos de qualidade e com preço acessível. Felizmente para Portugal que a qualidade aumentou muito e de forma consistente. O que é ainda mais verdade quando se tratam de vinhos de preço mais baixo.
.
Os vinhos da Ravasqueira são prova disso. Na verdade, quando o produtor surgiu os tiros saíram ao lado. Penso que mais por culpa de quem mandava do que do técnico que os fazia. Como se costuma dizer: albarda-se o burro à vontade do freguês. Adiante, que hoje a coisa é bem diferente.
.
Chegaram-me para prova três propostas para o Verão: Monte da Ravasqueira Branco 2012, Fonte Serrana Branco 2012 e Monte da Ravasqueira Rosé 2012. A apreciação é positiva! São vinhos com o Verão na alma.
.
Não são vinhos para pensar muito. São amores de Verão, para a danceteria, festas na praia e marisqueira. Vinhos que conjugam com pele escaldada pelo Sol e boca seca do sal. Perigosamente bebíveis.
.
Fonte Serrana Branco 2012 é mesmo para fazer conversa. Sem complicações, só para quebrar algum gelo inicial ou encontrar ponto de encontro de interesse. Mostra pêssego e alguma tropicalidade (coisas que não morro de amores) no nariz, na boca é fresco e descontraído.
.
O Monte da Ravasqueira Branco 2012 mostra-se, no olfacto, com pêssego, pimenta e salsa. Na boca é fresco e com corpo equilibrado. Com sapateira... miam, miam...
.
O Monte da Ravasqueira Rosé 2012 perigosíssimo... não me deixem sozinho com uma garrafa destas num dia de lazer frente ao mar, ou abandonado numa festa na areia. Rosas, são sempre rosas e rosas seduziram sempre e serão sempre sensuais. Aqui está, um vinho todo em rosas, sem qualquer enjoo. Na boca é mais frutinha vermelha, mas ainda assim, rosas.
.
.
.
Fonte Serrana Branco 2012
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Produtor: Monte da Ravasqueira / Sociedade Agrícola Dom Diniz
Nota: 4/10
.
.
O Monte da Ravasqueira Branco 2012
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Ravasqueira / Sociedade Agrícola Dom Diniz
Nota: 4,5/10
.
.
Monte da Ravasqueira Rosé 2012
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Monte da Ravasqueira / Sociedade Agrícola Dom Diniz
Nota: 5,5/10
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: