sexta-feira, maio 10, 2013

Legado 2009

Ufa! O que dizer deste vinho? Numa palavra: fabulástico... Mas só isto não basta, pelo que: vou tentar ser conciso, já que não parece bem só escrever aquela palavra de dez letras.
.
Legado pretende transmitir o conhecimento e responsabilidade de Fernando Guedes, o (sempre) patrão da Sogrape à geração seguinte. É um vinho com assinatura. Não é uma homenagem, é um atestado de responsabilidade, testemunho do patriarca.
.
A Sogrape tem, através da sua empresa Ferreirinha, dois clássicos: o Reserva Especial e o Barca Velha. Então e este? A empresa de Avintes quis separar as águas; uma coisa é a Ferreirinha e outra a casa-mãe, a Sogrape. É um vinho inter-pares do Reserva Especial, na qualidade e no preço.
.
É a segunda vez que esta marca sai para o mercado e desta vez assinala também os 70 anos da maior vinícola portuguesa. As uvas saíram dum talhão de vinhas velhas, da Quinta de Caedo, localizada na sub-região duriense do Cima Corgo. As vinhas são centenárias e produzem uns escassos 500 gramas por cepa.
.
O Legado 2009 tem o Douro dentro, mas não um Douro qualquer. Distancia-se do padrão mais moderno e comum, que muitas vezes se pode tornar cansativo. Este não poderia estar mais longe.
.
No nariz mostra avelã, amêndoa, alguma noz, trufas, figo maduro, ameixa preta, uma finíssima compota, notas fumadas, notas balsâmicas... ui! Na boca é um Rolls Royce em movimento de passeio: uma elegância! Bem estruturado e elegante, mostrando o solo de xisto, com nuances de várias especiarias.
.
A palavra terroir está na moda. Está a banalizar-se. Mas se é alguma vez bem aplicada, esta é uma delas. Um grande vinho, que mostra bem do que nasceu, donde nasceu e do que souberam fazer com ele.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Sogrape
Nota: 9/10

Sem comentários: