domingo, maio 12, 2013

João Portugal Ramos e José Maria Soares Franco, e suas novidades

A Primavera é fértil em novidades... e não apenas de flores e passarinhos, reprodução das espécies, abelhas e borboletas, e poemas inspirados. João Portugal Ramos lançou novidades das regiões do Alentejo, Vinho Verde e Douro, e mais Porto, sendo nestas duas últimas designações obra de José Maria Soares Franco, na empresa de ambos, a Duorum Vinhos.
.
Contou João Portugal Ramos que um marketeer o tinha, em temos, feito acreditar que devia tirar o seu nome dos rótulos. Hoje, passados uns bons anos, este enólogo e empresário diz ter percebido que devia ter sido exactamente ao contrário. Sendo estes vinhos assumidamente de autor, a assinatura só pode vir estampada nos rótulos.
.
A apreciação geral é absolutamente positiva. Porém, os vinhos não são todos iguais, pelo que a apreciação tem mesmo de ser divergente. Já se sabe que este blogue não é uma democracia. Nele manda um déspota que, apesar de tudo, tenta ser justo.
.
Primeiro vinho: João Portugal Ramos Alvarinho 2012... um vinho verde diferente do perfil comum. Facto que, só por si, não é mau nem bom. Devo ter um problema... na apresentação todos cantaram laudas a este néctar; elogios e impressões. Contudo, não me deslumbrou. Mas reconheço ser um belíssimo vinho.
.
Ora do que não gostei: a madeira, e sua estrutura, e a fruta. É certo que não passou todo por barricas, apenas 20%. No entanto, embora não rasgando, ela está lá e... não é bem Vinho Verde, nem bem outra coisa. É ousado, mas não me deslumbrou. Na fruta, a insistente fruta tropical (socorro). É um vinho elegante de boca e com bom final. Como disse, a minha opinião acerca deste vinho foi divergente, pelo que serei eu a estar errado (?).
.
Para mim, a estrela da noite foi o João Portugal Ramos Estremus 2011. Um vinho sedutor e profundo, com corpo e garra. Denso, companheiro de copo, mesa e debate. Um vinho que participa na conversa.
.
Este vinho fez-se com uvas trincadeira e alicante bouschet, de vinhas fincadas em terrenos de calcário e muita pedra mármore. A vinha fica junto à vila de Estremoz, e, por pouco, não se transformou numa pedreira, disse o enólogo.
.
Não é quente e tem calor. No olfacto sobressaem notas de castanha, amoras e ameixa preta, com vinco de lenha de azinho. Na boca, ocupa espaço, apresenta-se e domina, com frescura, elegância e profundidade. Nos dois sentidos mostra mineralidade, a frescura do mármore.
.
Os dois tintos DOC Douro homenageiam um passarinho bonito, que vive do Norte de África até ao Norte da Ibéria. Chama-se chasco-preto, mas em latim é Oenanthe Leucura. Que nome dar a um vinho? Que tal o dum passarinho? E que lembre a «loucura» que está no néctar.
.
Pois, O. Leucura lembra mesmo «oh loucura». Aqui a doidice foi ponderada, calculada e desenhada. A loucura é a de fazer dois vinhos duma só vinha, erguida numa encosta, do rio até ao céu. Um veio de videiras plantadas na cota 200 e outro na cota 400.
.
São diferentes, os manos, nascidos de uvas touriga nacional e touriga franca, de vinhas velhas. O Cota 200 mostra mais fruta preta e o 400 é mais floral, nomeadamente violetas. Ambos ricos e complexos, são bem estruturados na boca e com longos finais.
.
Recomendo a compra dos dois. A comparação à mesa promete agradar a enófilos tarimbados e a amigos menos versados nas coisas do copo. Valerá a pena e dará conversa.
.
Por fim, Duorum Vintage 2011. O ano está a revelar-se excelente. Inverno chuvoso no Douro e Verão quente... julgo que serão muitas as casas a declarar vintage. No Nariz tem um ramalhete de violetas e algumas rosas, uns frescos, leves e subtis iodo e musgo, mais madeiras várias e a «obrigatória» esteva. Na boca é robusto e fresco, harmonioso e elegante.
.
.
.
João Portugal Ramos Alvarinho 2012
.
Origem: Vinho Verde
Produtor: João Portugal Ramos
Nota: 6/10
.
.
João Portugal Ramos Estremus 2011
.
Origem: Vinho Regional Alentejano
Produtor: João Portugal Ramos
Nota: 8/10
.
.
Duorum O. Leucura Cota 200 2008
.
Origem: Douro
Produtor: Duorum Vinhos
Nota: 7
.
.
Duorum O. Leucura Cota 400 2008
.
Origem: Douro
Produtor: Duorum Vinhos
Nota: 7,5
.
.
Duorum Vintage 2011
.
Origem: Vinho do Porto
Produtor: Duorum Vinhos
Nota: 8,5/10

Sem comentários: