quarta-feira, maio 15, 2013

Grandes Quintas Tinto Reserva 2010

O Douro é um vale de virtudes. Todos já fizemos perguntas óbvias e com pouco sentido, como: qual é a tua região preferida? Pois, são todas e nenhuma... ok, mas isso é conversa de circunstância. Para os amigos, descoso-me sempre. Sabem que o meu coração pende para o Douro, nos tintos.
.
Não gosto de tudo, obviamente, mas noto uma predilecção pelo Douro. Muito por culpa duma casta, que ali nasce como em nenhum lugar. Chamem-lhe caprichosa, difícil, blá, blá, blá... para mim é a grande casta portuguesa. Só não é mais aplaudida, porque todos apontamos para o consenso. Sei que vários enólogos e produtores de renome partilham esta preferência. Às claras elogiam a touriga nacional, mas na surra preferem a touriga franca.
.
Quem habitualmente me lê já sabe que amo a touriga franca. Tudo isto a propósito dum vinho onde esta casta dá nas vistas. Não é a que domina o lote, mas é a que mais encanto lhe dá (tem ainda touriga nacional, tinta roriz e tinta barroca).
.
No nariz revela notas de cereja e ginja, até um pouco de doce de tomate, mas ainda ervas verdes, esteva, um certo fumo de azinho e terra. Na boca é vigoroso, com fibra, fresco e prometendo boa evolução.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Casa de Arrochella
Nota: 7,5/10

Sem comentários: