sábado, abril 27, 2013

Três brancos da JMF para alegrar o Verão

A casa José Maria da Fonseca habituou-me a uma grande regularidade. A gama prima pela fiabilidade. Embora com os vinhos de topo a mostrarem características de raça, ou de ano, muito mais vincadas, a arte (a técnica) está (também) em saber fazer bons vinhos todos os anos, que prolonguem o essencial, o que apetece ao público, dê segurança... vinhos que criem apostas seguras e boa relação entre a qualidade e o preço. Que crie laços e fidelize escolhas.
.
Estes três vinhos têm tudo isso. O Periquita, que busca o nome ao tinto (o verdadeiro), o Quinta de Camarate que já atira um pouco mais acima e o BSE que se atira para a toalha, na praia ou na piscina.
.
Periquita Branco 2012: vou tentar esquecer-me que aqui só o meu gosto conta; a frutinha aborreceu-me um pouco, nomeadamente o pêssego que assalta o nariz. Na boca pareceu-me mais ao meu modo, com acidez a contento.
.
BSE 2012: não se correm ralis com carros de fórmula 1... não posso esperar nem exigir que este seja um grande vinho, mas é um vinho com muita graça. Não por causa das memórias, que também pesam, mas pela leveza e facilidade com que nos leva a vida. É um amigo vago, mas amigo. Gosto dele.
.
O Quinta de Camarate achei-o um pouco quente face ao que estava à espera, mas admito facilmente que o erro tenha sido meu. Não foi termómetro, foi expectativa. É um néctar que puxa ao vegetal (gosto), com notas de erva cortada e maçã granny smith.
.
.
.
Periquita Branco 2012
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 5/10
.
.
BSE 2012
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 4/10
.
.
Quinta de Camarate Branco Seco 2012
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 6/10
.
.
.
Nota: Estes vinhos foram enviados para prova pelo produtor.

Sem comentários: