sexta-feira, fevereiro 08, 2013

Periquita Reserva 2010

Chateia-me atrasar a publicação de textos, mas a minha vida não é bem esta e, felizmente, tenho tido com que ganhar a vida. Quer isto dizer, menos tempo para blogar. Este já aqui anda desde Novembro, pelo que peço misericórdia à gente da José Maria da Fonseca, que há tanto tempo mo mandou para prova.
.
Que se pode dizer deste vinho (referência, oh expressão que detesto, por reduzir uma coisa boa a mero produto) que não tendo anos para ser clássico tem patina da herança da casa e do «outro» que criou grande fama?
.
Mais um ano e mais um belo copo de tinto, dos que tingem a alma e saciam o espírito. Todo ele fácil, simpático, diria apessoado…
.
Uma vez mais surgem os frutos do bosque, sobretudo as amoras, notas fumadas e densas, mas ainda pimenta preta, castanha e com uma doçura que Domingos Soares Franco, o enólogo, diz ser figo. Bom corpo, estrutura muito fixe, acidez contente, final bué da naice (nice, em inglês).
.
Ah, pois! Tinha de ser, dir-me-ão: «gostas porque tem touriga franca»… pois, pois, é verdade, mas também tem castelão e touriga nacional… tá?!
.
.
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 7/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: