domingo, fevereiro 10, 2013

Hexagon 2008

O hexágono tem seis lados. A família Soares Franco, incluindo o primeiro que tinha outro apelido, dirige a José Maria da Fonseca há seis gerações. Este vinho tem seis castas. As uvas vêm de seis locais distintos.
.
Six, is the magic number.
.
Esta figura geométrica tem um lado com a sensacional, fabulosa, irrepetível, especial, sensacional (já disse antes)… touriga francaaaaaaaa (17%). As outras castas são a touriga nacional (35%), syrah (15%), trincadeira (13%), tinto cão (10%) e tannat (10%). Aproveito para dizer que mestre Domingos Soares Franco voltou a usar o termo touriga francesa. Acho que até gosto… j’adore les petites françaises… ;-)
.
Provadas já várias edições, tenho a dizer que este é o melhor Hexagon. Tenho-os degustado, felizmente, e este pareceu-me claramente sedutor, com maior frescura e elegância.
.
Como será de esperar, este é um vinho complexo no nariz e na boca. Mais do que adição de aromas característicos das seis castas, há uma feliz complementaridade, onde um mais um são três ou quatro. Na boca, o Hexagon é um sólido de arestas polidas, onduladas e ajustáveis à boca.
.
Numa palavra: magníficamente maravilhoso com vê maiúsculo (uma palavra).
.
.
.
Origem: Regional Península de Setúbal
Produtor: José Maria da Fonseca
Nota: 9/10
.
Nota: Uma amiga, às cegas, começou por não o achar nada de especial… depois apercebeu-se da dignidade da boca, mais do que o nariz, e rendeu-se, revendo a sua opinião em 180 graus. E tudo foi às cegas, nunca, por nada, soube de que vinho se tratava. Ainda bem que mudou de opinião, ou ter-lhe-ia dado Casal da Eira.

Sem comentários: