sábado, março 17, 2012

Grão Vasco Branco 2010

Se há coisa que me chateia é haver Grão Vasco no Douro e no Alentejo! O Grão Vasco é de Viseu, do Dão. Não falo apenas da marca, que isso é o menos, mas do pintor. Balelas! O Nuno Gonçalves é de Lisboa, Cristóvão de Morais estudou em Antuérpia e é de Lisboa e o Silva Porto é do Porto… por que raio há-de haver um vinho do Alentejo chamado Grão Vasco? O belo chaparro é do Rei Dom Carlos… chamassem-lhe Rei Dom Carlos!... Aborrece-me!
.
Pim! Pã! Pum! O Grão Vasco é do Dão e, se gostei do tinto, adorei o branco, das castas encruzado, bical e malvasia fina. Um dá aroma, outro corpo e outro sofisticação e doçura. Belíssimo!
.
É que o branco, coisa à venda por menos (um cêntimo) de quatro euros, dá um prazer do caraças. Quero lá saber da relação entre a qualidade e o preço, mas, se quisesse, esta coisinha vale mais do que muitos a 12 euros!
.
Ah, pois é, bebé!... E mai nada!
.
Fresquíssimo, sedutor, insinuante, festivo… dá para o Inverno e para o Verão! Peixe cozido (blheck!), peixe assado (blheck!), carne de aves, vegetariano encorpado, piscina, convívio… blá, blá, blá!
.
O meu amigo VR achou-lhe maracujá… maracujá, uma ova! Bastava senti-lo e queria logo uma outra coisa! Tropical? Também, mas diria banana. Herbáceo, talvez salsa. Mineral, fresco. Final com bom acabamento.
.
A verdade é que na Sogrape sabe-se o que se anda a fazer. É uma empresa familiar, é. Mas é uma multinacional. Em vendas é mais que não sei quantas das seguintes juntas! É verdade. Mas há outras, muito grantes, que, sabendo o que fazem, não fazem nada de jeito!...
.
Pronto, já sei! Podem acusar-me de dizer bem da Sogrape... primeiro do Esteva e depois do Mateus… agora deste branco… mas se vêm com conversas, só tenho a dizer: blá, blá, blá, Whiskas saquetas!!!
.
.
.
Origem: Dão
Produtor: Sogrape
Nota: 7/10
.
Nota: Peço desculpa, mas não consegui a versão do anúncio em português de Portugal. Vai dar ao mesmo, toda a gente sabe... e eu sei que você sabe que eu sei...

1 comentário:

Pedro Sousa P.T. disse...

Epá depois deste post, vou já ao continente ou ao jumbo buscar este branco.Já fui...


Abraço.

ps: Muito bom!!!