segunda-feira, fevereiro 13, 2012

Quinta do Cardo Selecção do Enólogo Tinto 2009

Ora, chegou o terceiro mosqueteiro. Ando com vontade de abrir a janela e gritar: curto a Beira Interior! O branco, o de casta síria, parte-me todo, deixa-me à deriva, em prazer. Os tintos desta quinta não chegam lá, mas dão cartas… manilhas e reis.
.
Que frescura! Carácter e pinta. Gostei mal o abri e senti os aromas… como o chefe corso, do Astérix, nota a aproximação da Córsega pelo olfacto… neste vinho a (minha adorada) touriga franca vem ao meu regaço, reencontrando-me. Ah, pois é!
.
Ainda que só com apenas 20% do lote, a touriga franca apresenta-se logo, menos óbvia que a touriga nacional (60%). Depois vem a simpática tinta roriz (a tal que de modo persistente muda de nome nos rótulos), com os restantes 20%.
.
A dupla de enólogos, João Corrêa e Nuno do Ó mais uma vez mostram que são mestres marceneiros… quero dizer, trabalham bem com madeira. Este vinho viveu 20 meses em barricas, colheu o que tinha a colher, tem-na lá, mas bem integrada e a jogar com a equipa.
.
No nariz é rico, mostrando-se didáctico, com as notas fumadas, frutadas, florais e minerais. Na boca manda uma acidez… e com um final…
.
.
.
Origem: Beira Interior
Produtor: Companhia das Quintas
Nota: 7/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

1 comentário:

L. disse...

o meu preferido foi o quinta da fronteira. nao provei o farizoa.

mas os 3 que provei convenceram-me no binomio preço-qualidade.