domingo, dezembro 25, 2011

W. & J. Graham & C.º Vintage Port Wine 1970

Nasci em 1970! E logo para me saudar, a natureza criou as condições para uma prolífica declaração de vintages. Paul Symington, o boss, disse-me ser este duma das melhores safras desde o fim da Segunda Guerra Mundial. Consensuais são os de 1945 e 1963… depois é a confusão. Disse-me que cada vez mais gosta deste ano, que se tem vindo a revelar de excepção, quando antes se supunha ser «apenas» muito bom. E 1970 foi também o ano em que os Symington compraram a Graham.
.
No outro dia antecipei o jantar de Natal. Perdi a cabeça e lancei-me na aventura de fazer pezinhos de coentrada, que pensava ser mais complicado e que só não correu na perfeição, porque os coentros não tinham pinta.
.
Natal, festa. Ano novo, festa. Aniversário, festa. Não sei quanto tempo vou por cá andar, festa. Foi abatida ao efectivo esta garrafa. E que boa que era!
.
Tive a sorte de a poder partilhar com a MMPT, MCP, ALD, AT e LC. Viva eles! Companhia ainda melhor do que o vinho!
.
No nariz, este vinho é mais complexo do que aqui posso deixar como testemunho: quiçá mogno, quiçá pau preto, quiçá as duas madeiras, notas balsâmicas, gomas, licor de ginja muito suave, alcaçuz, anis, canela… na boca, puro veludo e um final enorme.
.
.
.
Origem: Vinho do Porto
Produtor: Graham (Symington Family Estates)
Nota: 9,5/10

1 comentário:

Pingus Vinicus disse...

Meu caro tb eu nasci em 1970. E ofereci a mim mesmo esta botelhinha.
http://pingasnocopo.blogspot.com/2010/10/grahams-vintage-1970.html