sábado, dezembro 17, 2011

Lima Mayer Petit Verdot 2008

Conheci Thomaz Lima Mayer quando trabalhei como consultor de comunicação na Lift, sendo que a conta da sua empresa era gerida por mim. A experiência fora do jornalismo durou um ano, mas tenho mantido contacto com este produtor na Quinta de São Sebastião, situada na entrada de Monforte, quando se vai de Lisboa.
.
Penso (julgo que já o escrevi aqui) que os bons vinhos traduzem sempre o carácter e o empenho de quem os produz, seja do enólogo e/ou produtor e/ou viticultor. Pelo que conheço de Thomaz Lima Mayer, é um homem forte e determinado, com personalidade vincada, educado e simpático.
.
Se essas características são transportáveis para um vinho, então os vinhos da Lima Mayer & Companhia são prova disso. Se o produtor se prolonga na garrafa, muito se deve à interpretação do enólogo, que no caso é Rui Reguinga.
.
Thomaz Lima Mayer talvez tenha sido o primeiro vitivinicultor português a apostar na casta petit verdot. O facto é que acertou. Os vinhos desta uva saem com grande pinta da Quinta de São Sebastião.
.
Facto importante é todos os anos serem naturalmente diferentes. O perfil é aquele, mas não há padronização do vinho, tentação de muita gente. É bom ter uma certeza, mas ter também o que descobrir.
.
O que gosto nele? Antes de mais: não é uma monotonia dum monovarietal, mal que padecem muitos vinhos, incluindo os de grande qualidade. O que gosto nele? Gosto disso, da complexidade conseguida, quer no nariz quer na boca.
.
Complexidade sem que deixe de ser um vinho fácil. É como os livros de grandes escritores, mas que alguém com pouca instrução consegue ler e perceber. Se bem me lembro dos anteriores e não querendo comparar o que tem dificuldade em ser comparado, direi, arriscando, que é o melhor petit verdor da casa Lima Mayer.
.
No nariz aprecio as ameixas pretas quase em passa, as bagas de amoras, as notas fumadas. Na boca a sedução da macieza e elegância, o final prolongado… só não vai com mais perigosa velocidade, porque não é vinho de penaltis.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Lima Mayer
Nota: 8/10

Sem comentários: