quarta-feira, novembro 16, 2011

Vila Santa Reserva Tinto 2009

Este vinho fez-me lembrar que já não é Verão. O tempo teimou em securas e dias soalheiros. Depois caiu chuva à bruta. Frio é que nem vê-lo. Porém, a mudança da hora tratou de me impor o Inverno, coisa que só acontecerá a 21 de Dezembro.
.
A sensação de invernia que a mudança da hora causa, efeito psicológico, põe-me a apetecer (provavelmente a toda a gente) alimentos mais substanciais e vinhos (que também são alimento) mais caparrudos.
.
Não bastasse a sensação psicológica, o Vila Santa Reserva Tinto 2009 realçou o estado de espírito. Apresentei-o à mesa com uns outonais cogumelos, com belo resultado… mas o que ia mesmo bem era caça: javali… veado… ui! Que bom!
.
Muitas vezes embirro com a cabernet sauvignon, mas felizmente não vem com o pimento verde à trolitada. A touriga nacional, que anda abusada nos vinhos tugas, está atinada. O syrah dá-lhe nuances de chocolate preto no nariz, o que é fixe. Depois vêm os típicos alentejanos aragonês e alicante bouschet. A madeira, de carvalhos americano e francês, cortou a euforia da doçaria frutada, o que agradeci.
.
Tudo isto somado no nariz: canela, uma finura de cravinho, chocolate preto e ameixa preta. De paladar sublinho a boca cheia, corpanzudo, mas sem brutidade. Fácil de se beber, pode guardar-se mais uns anos… penso eu de que.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: João Portugal Ramos
Nota: 7/10
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Sem comentários: