terça-feira, novembro 29, 2011

Tesouro, um Porto colheita de 1882

Estive ontem na Symington e tive a felicidade de provar um néctar que me há-de ficar na memória por muito tempo. Infelizmente, a especialidade não está à venda, mas o deslumbre justifica que aqui escreva uma nota.
.
Todas as casas de Vinho do Porto têm os seus tesouros, alguns de produção própria e outros adquiridos a produtores individuais. Guardado em poucos recipientes de madeira, está um vinho que todos os enófilos gostariam, de certeza, de provar. Sou um privilegiado!…
.
A raridade data de 1882, ano em que chegou a Portugal Andrew James Symington, a primeira pessoa deste apelido a pisar solo português, para trabalhar na Graham’s… empresa que muito mais tarde, em 1970, haveria de ser adquirida por descendentes seus.
.
Que tal é a preciosidade? As palavras que possa escrever são insuficientes, certamente. Este 1882 é daqueles vinhos que têm tudo lá dentro, e o nariz e a boca humanos têm capacidades limitadas, além de que a memória é fugidia e nem sempre precisa (falo por mim)… acresce que degustei em clima informal e veloz, nem coisa de ciência nem de mesa de refeição aristocrática.
.
A saber: no nariz mostrou-se, primeiro, um pouco austero, coisa que lhe haveria de passar; aromas químicos, algo farmacêuticos, notas de especiarias, como noz-moscada, finura de canela, depois um não muito comum (nos tawnies) alcaçuz, frutos secos, passas e iodo. Na boca revelou-se untuoso, gordo, guloso, corpanzudo, vigoroso, fresco, com canela, caramelo suave, passas, frutos secos e um final brutal!
.
Tal como há um ano a Taylor’s apresentou o Scion, um Rolls Royce, espero que a Symington se atreva a pôr cá fora algumas botelhas, que já se sabe serão poucas e caras. Faço figas para isso!
.
.
.
Origem: Vinho do Porto
Produtor: Produtor anónimo / Symington Family Estates
Nota: 10/10

Sem comentários: