domingo, outubro 02, 2011

Travo a ano novo – Murganeira Vintage Bruto 2004


Com o fim de ano à porta, é tempo de espumantes. Há muitos anos, os ricos bebiam Champanhe ao soar das últimas 12 badaladas… Para muitas pessoas o nome dessa região vinícola francesa foi, durante muitos anos, (ou é) sinónimo dum tipo de vinho. Mas não! Não mesmo!
.
O Champanhe só o francês e da região com esse nome. Por cá fazem-se também espumantes pelo mesmo método, chamado clássico. Obviamente muito menos conhecidos, mas também com boa qualidade. A cada região o seu nome e hoje apresenta-se um Távora-Varosa, espaço não muito vasto, encravado entre as denominações Douro e Dão.
.
A Távora-Varosa tem dos melhores espumantes portugueses, muito frescos e elegantes. Também os há nos Vinho Verde, na Bairrada e no Douro, e aqui ou ali. Mas é nela que se situa uma das mais conhecidas casas de espumantes portugueses, a Murganheira.
.
Este vintage é um espumante bruto, ou seja com menos de 15 gramas de açúcar por litro, o que significa ser muito seco. Feito com uma casta emblemática de Champanhe, a pinot noir, este néctar é, em terminologia técnica, um blanc de noirs, ou seja, um vinho branco feito de uvas tintas.
.
Mais um termo francês designa a borbulhagem, a perlage. Quanto mais persistente e suave, melhor o espumante. Este responde muito bem à exigência. Aliás, é um vinho já com reconhecimento, tendo ganho o Grande Prémio Escolha da Imprensa, da Revista de Vinhos, de 2010.
.
O produtor afirma que deve ser bebido num prazo de dois anos após o dégorgement, que é o processo em que se removem da garrafa as leveduras, utilizadas na segunda fermentação. Porém, a informação não está de todo correcta, embora se possa compreender pelo facto de, após esse prazo, o vinho perder a fruta da sua juventude e evoluir para uma coisa diferente. Mas também se compreende por motivos comerciais.
Limitar este vinho a dois anos é quase um insulto. Os grandes vinhos duram que se fartam e transformam-se em interessantíssimas pomadas. Para que conste, um Murganheira Grande Reserva Bruto de 1985, provado há dias, estava em plena forma, com suas nuances de petróleo e amêndoa torrada. O que este vintage não terá se esperarem por ele!... É beber umas garrafas agora e guardar outras para depois.

Sem comentários: