terça-feira, setembro 27, 2011

Homenagem aos romanos – Graco Branco 2009


O substantivo próprio Graco faz, só por si, viajar no tempo. Não é nome que se tenha hoje em dia ou, pelo menos, não é nome comum. No século II antes de Cristo, dois irmãos tribunos e oradores de nome Graco marcaram a cena política romana. O grande motor da sua intervenção ligava-se ao aproveitamento generalizado das terras conquistadas por parte da aristocracia romana.
.
É esta ligação à agricultura e à presença romana na terra conquistada da Hispânia que dá o nome a um dos novos vinhos alentejanos. Os produtores assumem que querem honrar a presença latina na Herdade Sousa da Sé, situada a seis quilómetros de Évora.
.
Não tão mediáticos quanto os romanos que dão nome ao seu vinho, estes vitivinicultores não são de todo anónimos. La-Salete Fernandes foi durante vários anos chefe de redacção e alma do Diário Económico. Jaime Antunes liderou os projectos do Semanário e Diário Económico, mas talvez seja mais conhecido pelas suas ligações ao Sport Lisboa e Benfica. Quem também não precisa de grandes apresentações é Paulo Laureano, provavelmente o mais mediático e ubíquo enólogo do Alentejo.
.
Os novíssimos vitivinicultores estreiam-se com uma colheita de branco e outra de tinto. Mas aqui e agora o que conta é o claro. Respeita à colheita de 2009. A união das castas do lote é já um resultado certo: Antão Vaz e Arinto. A primeira é bastante comum em todo o Alentejo, mas marca presença também na região de Lisboa. A segunda dispersa-se por todo o território nacional, sendo considerada uma das melhores variedades do país. Tanto uma como outra complementam-se, embora promovam um sabor e aroma tropicais.

Sem comentários: