quinta-feira, setembro 22, 2011

Darei muito por ele – Lagar de Darei Tinto Grande Escolha 2004

Há já uns tempos que José Manuel Ruivo, empresário do ramo imobiliário, pensava num retiro bucólico. A ideia foi amadurecendo e várias voltas dadas foi pôr as preferências no Dão.
.
A sua ideia era a de ter uma pequena propriedade onde pudesse descansar e fazer um pouco de vinho. Coisa de poucos hectares. No terreno tinha obviamente batedores, que lhe iam dando conta dos achados. Um dia, numa das suas deslocações à região, o agente imobiliário falou-lhe com entusiasmo numa propriedade, no concelho de Mangualde, que era tal e qual o que José Manuel Ruivo pretendia… ou quase. É que era substancialmente mais vasta: 150 hectares. Pois que nem pensar!
.
De recusa em recusa até à disponibilidade, a contra gosto, em ir ver o terreno. Tal como lhe prometera o agente, foi amor à primeira vista. Em 1997, a Quinta de Darei foi adquirida. Hoje conta com orgulho a estória da sua recusa em ver a propriedade.
.
Nesse mesmo ano plantou-se uma vinha. Castas da região, pois já se vê. A última parcela de vinha foi cultivada em 2005 e a opção continuou a ser castas regionais, visto pretender apenas vinhos DOC (denominação de origem controlada) Dão.
.
A opção deste produtor é também algo insólita para os dias de hoje, em que as pressões financeiras empurram prematuramente para o mercado alguns vinhos. Neste caso não. A colheita é de 2004, já estagiou e está pronta a dar muitas alegrias a quem o beber. Mas, como bom e tradicional Dão, está também preparado para aguentar mais uns tempos em garrafeira. É vibrante e está um pouco fora de moda. Ainda bem que se fazem vinhos assim, desalinhados.
.
No total, as vides nem ocupam muita área, apenas seis hectares, dos quais 4,8 de castas tintas. O olival tem quatro hectares, todo da variedade galega, variedade de azeite adocicado e bem presente em quase o território nacional. O restante espaço dá liberdade a uma manada de vacas arouquesas e a rebanhos de cabras serranas jarmelistas e ovelhas bordalesas de Serra da Estrela. Em cogitação está a produção de Queijo da Serra… apetece mesmo com um copo.

Sem comentários: