terça-feira, setembro 20, 2011

Bucellas & Collares Edição do Centenário 2007 - Revisitado

Volto à carga com um belíssimo vinho que já aqui postei: a edição comemorativa do centenário das regiões de Bucelas e de Colares. E regresso, porque este vinho é mesmo um grande vinho e merece um aplauso de pé durante uns minutos.
.
Há uns dias, andava a passear por Sintra e parei à porta da Adega Regional de Colares… nada de especial, apenas dar uma vista de olhos. No balcão, um mostruário dos vinhos da casa e, entre eles, este, concretizado a meias com a Companhia das Quintas, na sua Quinta da Romeira.
.
Não é um vinho barato… não tem de ser… até acho bem. É uma edição limitada, um número excepcional, sem grande hipótese de repetição até ao próximo centenário, devido às complicações (correctas) da entidade certificadora.
.
Embora seja um número fora do baralho, devido ao problema dos topónimos do rótulo, gostaria que a Adega Regional de Colares e a Companhia das Quintas voltassem a trabalhar juntas em lotes desta natureza. Poderiam chamar-lhe «C+B» ou «B+C» ou «Centenário + 1», sei lá, uma cena assim desse género. Nem que fosse só em anos de excepção.
.
Quanto ao vinho… está fabulástico. Grande! Complexo, com notas (boas) de evolução, com finura e elegância… ainda com algo da sua juventude a mostrar-se. Um primor! É comprar enquanto há… quem me dera uns euros no bolso!...

1 comentário:

Redação Brasília disse...

João, já tive oportunidade de experimentar este vinho, 2007, nº 2608, e é excepcional. Realmente magnífico. Para ter uma idéia, degustamos ele e um Chablis 2007, Gran Vin de Bourgogne, e este ficou no chinelo. Unânimidade entre os presentes. Legal encontrar um companheiro que conhece alguns vinhos de Colares. Parabéns. Visite meu blog depois. www.bebideria.com.br. Abcs e bons vinhos!!