terça-feira, maio 17, 2011

Revista de Vinhos dá nome de David Lopes Ramos a prémio de gastronomia

A Revista de Vinhos decidiu que o Prémio Especial de Gastronomia, que todos os anos atribui, em Fevereiro, a uma personalidade relevante da área da gastronomia, cozinha e sabores portugueses, passe a ter a designação de «Prémio Gastronomia David Lopes Ramos».
.
Este prémio, entregue na cerimónia «Os Melhores do Ano» tem distinguido desde 2004, figuras prestigiadas do sector.
.
«David Lopes Ramos, jornalista e crítico gastronómico no Público, colaborador da Revista de Vinhos e autor de vários trabalhos sobre a gastronomia portuguesa, recentemente falecido, seria o mais que natural candidato para ser distinguido pelo citado prémio desde o ano em que o mesmo foi instituído», lê-se no comunicado da publicação.
.
«Contudo, a sua ligação à Revista de Vinhos como colaborador, impediu sempre essa possibilidade e a sua morte precoce em Abril último inviabilizou para sempre essa vontade e a justiça dessa atribuição. Decidiu por isso a Revista de Vinhos homenagear a figura do jornalista e crítico e, obtida a autorização da família, atribuir a partir de agora o nome de David Lopes Ramos a esta distinção», conclui o comunicado.
.
.
.
Nota: Não era amigo do David Lopes Ramos, mas tenho dele uma memória boa. Pessoa simpática sem exibicionismos, atencioso, despretensioso, não se colocava num pedestal apesar de todo o seu estatuto (merecido) de grande crítico. Esta nota era devida desde 29 de Abril. Um abraço, David.

Sem comentários: