sábado, março 27, 2010

Quinta da Lagoalva de Cima Late Harvest 2008

É uma festa de Primavera, este colheita tardia da Lagoalva, casa antiga na lavoura e em Alpiarça. Primavera a que só faltam os passarinhos a piar, porque flores e fruta não lhe faltam.
.
Muito elegante e untuoso, este vinho promete fazer furor. A mim deu-me para sonhar com uma tranche de fois gras… mas que sonho! No nariz é a já dita festa primaveril, em que aromas de flores e de fruta suculenta se entrelaçam-se sucedendo-se.
.
Enquanto a muitos colheitas tardias portuguesas falta a botritis, para cortar e temperar o doce, este vinho tem-na, o que lhe dá, obviamente, uma outra graça.
.
.
.
Origem: Ribatejo
Produtor: Quinta da Lagoalva de Cima
Nota: 8/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Cadouços Natur 2007

Parece que, aos poucos, as práticas de agricultura mais respeitosas do ambiente estão a chegar. O vinho também vai conhecendo, timidamente, essa realidade. Ainda existe muito a convicção que a prática de agricultura biológica prejudica ou vinho ou só resulta em mediocridade. Nada mais errado, uma coisa não tem nada a ver com outra.
.
Há uma razão para a desconfiança: durante muito tempo, os vinhos produzidos em regime biológico era produzidos por uns excêntricos mais preocupados com a questão ambiental do que com a qualidade.
.
Hoje, o tempo vai sendo outro. Porém, muitos dos produtores que a praticam têm ainda receio de certificar as práticas biológicas ou de as assumir publicamente. Apesar de tudo, os exemplos vão-se somando.
.
Uns amigos ofereceram-me, com recomendação, o Cadouços Natur, tinto ainda classificado com a antiga nomenclatura de regional ribatejano. Quase tímidos, deram-me a entender que tinha sido feito em regime biológico, por forma a «perdoar-lhe» qualquer coisinha (ao vinho e ao ofertante). Preconceitos.
.
Este Cadouços Natur é um vinho bem fácil de se gostar, sem arestas nem pretensiosismos. Vivaço, com madeira discreta e repleto de fruta vermelha.
.
.
.
Origem: Regional Ribatejano
Produtor: Herdade dos Cadouços
Nota: 6/10

domingo, março 21, 2010

Quinta da Lagoalva Reserva 2008

Belíssimo tinto, com bom corpo, bons taninos, bom final. Se bem me lembro de colheitas anteriores, este é o melhor reserva produzido por esta casa de Alpiarça.
.
Criado a partir de uvas alfrocheiro, cabernet sauvignon e sirah, este vinho espelha bem, tanto aroma como boca, as características das suas castas, que não perderam identidade com a madeira que as guardou. No nariz, notas de manteiga, cacau, pimento e compota de ginja. Boca gulosa sem demasia.
.
.
.
Origem: Regional Tejo
Produtor: Quinta da Lagoalva de Cima
Nota: 7,5/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Quinta da Lagoalva 2008

Feito com castelão e touriga nacional, em partes iguais, este tinto ribatejano mostrou-se bem interessante em conversa e a acompanhar carnes vermelhas simples. Deu bom prazer.
.
.
.
Origem: Regional Tejo
Produtor: Quinta da Lagoalva de Cima
Nota: 5,5/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

domingo, março 07, 2010

Tapada da Tojeira - azeite

Luís Coutinho, da Tapada da Tojeira, é um pequeno produtor de azeite que coloca paixão naquilo que faz. A quinta tem uma ligação ao mundo das artes, o que só abona a seu favor. Situada no concelho de Vila Velha de Ródão, na quente Beira Baixa, mas perto do Tejo, dedica-se, entre outras coisas, à azeitona em cura tradicional e à pasta de azeitona, tendo sido, provavelmente, a primeira casa a fazê-lo em Portugal.
.
Embora situada dentro duma demarcação oleícola, o azeite da tapada da Tojeira não tem certificação de origem. Tem antes de prática agrícola: o olival é todo explorado em sistema de agricultura biológica, portanto, sem qualquer adição de produtos de síntese. Este azeite resulta apenas duma primeira pressão a frio.
.
Feito sobretudo com azeitonas galegas, tem um forte carácter doce, mas está temperado com notas verdes e picantes. Luís Coutinho optou por fazer duas apanhas, uma mais cedo, que conferiu o picante e a verdura, e outra em Dezembro, responsável por maior doçura e suavidade.

Grandes Quintas Reserva 2007

Um dia, na faculdade, um professor, da cadeira de Institucional e Política da Idade Moderna, acercou-se e disse-me que não tinha merecido a nota recebida… fiquei espantado, achando que, por misericórdia ou simpatia, que salvara dum vexame. Logo eu, que, não tendo estudado, tinha obtido um 8. Ainda abaixo do oito? Meu Deus! O professor explicou-se que se eu fosse às aulas saberia que os testes da manhã e da tarde eram iguais, mas com diferentes ângulos de avaliação: a parte de institucional para os alunos da manhã e o de política para os da tarde, na frequência seguinte alteraria a ordem. Pois eu tinha respondido sobretudo como os colegas do outro turno. Deste modo, disse-me, ou merecia 4 ou 16! Levei 8, como já referi.
.
O que tem isto a ver com o presente vinho? Tem que merecia 7 e vai levar 7,5, porque se se esperasse mais um tempo levaria, provavelmente, 8. Passo a explicar: este vinho está muito bom, mas promete muito mais. Penso que veio ao mundo cedo demais. A tentação dos produtores em reaverem o seu investimento dita, muitas vezes, que lancem produtos em antecipação. Acredito que tenha sido essa a razão e não outra. O facto é que são lançados muitos vinhos ainda «inacabados», a precisarem de tempo. Um conselho a quem o comprar: guarde por mais uns tempos, talvez mais um ou dois anos. Depois falamos.
.
Que tal é o vinho: complexo, mas de trato fácil. Tem as facilidades gulosas e as minudências requintadas… ainda que verde. Tem o aroma típico que se reconhece aos vinhos do Douro, dizem que é esteva e acredito. Reconheço pelo olfacto, mas não visualizo o vegetal (não tenho culpa de ser urbano). Faz-se com fruta vermelha, aromas florais, algum mentol, especiarias (talvez canela). Mas sobressai bastante notas verdosas, herbáceas. Na boca sente-se também a verdura. Mas não só, atrás dela vêm cereja e menta. Nota positiva para a madeira, que cumpre o seu papel e não desautoriza a fruta. Bom final de boca. Claramente gastronómico.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Sociedade Agrícola da Casa d’Arrochella
Nota: 7,5/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

Grandes Quintas Colheita 2007

Por vezes há, no meio dos vinhos, um pretensiosismo em relação aos vinhos fáceis, como se não prestassem ou fossem feitos para «o povão», enquanto a nobreza vínica apenas bebe outras coisas, elitistas e exquisitas (assim com x). Pois eu gosto também de vinhos fáceis, pois têm um carácter lúdico e despreocupado, felizes no convívio e conversa onde o tema vinho não é o eleito. Porque a vida (nomeadamente a minha) não é só vinho.
.
Aqui está um vinho que se bebe com apetite. Bem equilibrado, fácil, suave, com bom corpo. Foi servido a acompanhar uma conversa de arte e fez muito bem. O nariz é simpático com a presença de cereja e um traço de madeira, que não chateou e não tirou força à fruta.
.
.
.
Origem: Douro
Produtor: Sociedade Agrícola da Casa d’Arrochella
Nota: 6/10
.
.
.
Nota: Este vinho foi enviado para prova pelo produtor.

sexta-feira, março 05, 2010

Monte do Pintor Reserva 2006

A qualidade é um valor absoluto. A capacidade de a reconhecer nem tanto. A este vinho reconheço qualidade. Não sendo extraordinário, deixa-se beber com prazer.
.
Porém, falta-lhe personalidade, algo que lhe dê carácter e o torne único, que lhe dê uma razão para ser bebido, além da primeira curiosidade, da marca, do rótulo ou da dica de alguém. Que dê uma razão para a preferência, que seja este e não outro.
.
No nariz, este vinho é absolutamente desinteressante e até desequilibrado. Sofre-se um forte e prolongado murro de álcool (a 17 graus). Depois de bastante tempo revela ameixa preta e alguma especiaria.
.
A boca é bastante mais interessante, sendo aveludado e fácil.
.
Não gosto dessa coisa da relação entre a qualidade e o preço, porque a primeira é um valor absoluto e a segunda variável. Tenho a dizer a este respeito: Pagaram 21 euros, não daria mais de 10.
.
.
.
Origem: Regional Alentejano
Produtor: Sociedade Agrícola da Sossega
Nota: 6/10