segunda-feira, julho 26, 2010

The next big thing - introdução às notas de prova

Nos próximos dias irei postar aqui no blogue textos acerca de alguns vinhos provados durante o The Next Big Thing. Não poderão ser todos, porque seria demasiado e fastidioso (ler e escrever). Vão apenas os que mais me impressionaram, embora as notações tenham sido todas muito boas, indo a mínima no bom (5 – que não será postado) até ao orgásmico (9). Vai um 6 e a partir de 7... quase todos.
.
Os vinhos provados revelaram uma grande capacidade de evolução. Bebam-nos agora, para ajudar a tesouraria e a vida dos produtores, mas guardem algumas garrafas para contentamento (maior) no futuro. Beber agora alguns destes vinhos é quase pedofilia vínica… prometem grande maturidade vínica.
.
Outra coisa que é notória é o valor pedido pelos produtores e a indicação de preço de venda ao público. O Dão está desvalorizado… ou, melhor, está com preços mais acessíveis do que outras regiões. Estes talvez sejam os preços justos. Para ser prático e objectivo, sem conjecturas de poesia sobre o que devia ser o mundo (dos vinhos em Portugal), olhando para o que por aí se pede e o que oferece esta região, os vinhos do Dão estão baratos.
.
Lá virá aquela coisa que evito entrar, que é a da relação entre a qualidade e o preço… mas não pode deixar de se referir que há vinhos de 10 euros com notas de 8, vinhos de 3 euros com notas 6… e por aí fora. Há que fazer pela vida, a crise está aí e é preciso fazer dinheiro para pagar o dia-a-dia.
.
Bem, amanhã começa a vida… leia-se, o rol de notas de prova dos vinhos do Dão.

Sem comentários: