sábado, outubro 24, 2009

Jantar de 23 de Outubro

Ao todo éramos seis, mas foram dois que sobressaíram: o picareta-falante A e a pita tagarela I. O Guillaz sempre foi dizendo qualquer coisa e a SB, sempre recatada e calminha, mostrou mais vontade de se fazer ouvir. E o que eles falaram!... tive de os pôr fora de casa ou hoje à tarde ainda estariam aqui na cavaqueira.
.
A noite teve quatro momentos altos: o Auster, o vazar duma garrafa sobre a toalha, obra do incansável A, o estilhaçar duma chávena e pires de café, obra do impagável A, e a varridela final, quando os meti lás fora.
.
O primeiro vinho da noite foi um Casa Santos Lima Chardonnay 2008 (regional Estremadura), com a untuosidade que caracteriza esta casta, sem ser pesado, e fresco… fruta tropical e erva cortada. Este vinho acompanhou paiola de porco alentejano, os peixinhos da horta e os camarões em alho.
.
A entrada prevista era de chamuças… mas a Dona Emília em vez de doze trouxe trinta. Assim, a especialidade, indiana e da senhora, foi servida com honras de prato principal. Às frituras, para contrabalançar, foi servido puré de castanhas.
.
Os tintos foram o Casa de Santar Reserva 2005 (Dão), algo austero, mas com boas notas de fruta vermelha, o Duas Quintas 2007 (Douro), vivo nos aromas e com fruta notável, e Auster Reserva 2002 (Douro), em plena forma, com agradáveis aromas terciários, de confitados, um toque suave de cogumelos, uma pitada de especiarias.
.
Para finalizar, veio para a mesa um derretível bolo de chocolate, trazido pela SB. Acompanhou-se, e lindamente, com o Auster.
.
A conversa decorreu animada, com os decibéis a irem demasiadamente frequente a níveis proibidos pela lei e pela decência das horas. Felizmente, não aconteceu, como noutros tempos, vir um vizinho à porta ou ao telefone queixar-se do ruído.
.
.
.
Casa Santos Lima Chardonnay 2008
Tipo: Branco
Origem: Regional Estremadura
Produtor: Casa Santos Lima
Nota: 6/10
.
Duas Quintas Tinto 2007
Tipo: Tinto
Origem: Douro
Produtor: Ramos Pinto
Nota: 5/10
.
Casa de Santar Reserva 2005
Tipo: Tinto
Origem: Dão
Produtor: Sociedade Agrícola de Santar
Nota: 6/10
.
Auster Reserva 2002
Tipo: Tinto
Origem: Douro
Produtor: Eborae Vitis e Vinus
Nota: 7/10
.
.
.
Nota: A imagem designa-se por «A refeição dos camponeses» e é da autoria dos irmãos Nain.

Sem comentários: