terça-feira, março 10, 2009

Vale d'Algares Branco 2007

Quando me levaram a Vale d’Algares já ia com alguma lição estudada, mas, ao certo, não sabia bem aonde ia. Tinha registado que a casa recebera notas muito elogiosas em concursos (coisa que vale o que vale e depende donde vale) e da imprensa da especialidade. Quando me puseram o vinho à frente fiquei prontamente impressionado. Muito fresco, nada pesado e, contudo, um leão a bater-se com pratos de carne, no caso rosbife e cabrito assado. Este vinho tem um nariz complexo, notando-se o chocolate branco, alperce, tangerina, fruta tropical e mineralidade. Muito interessante a evolução dos aromas que, nunca desaparecendo uns para aparecer outro, foram mostrando-se de formas diferentes. Na boca é bastante untuoso e com bela acidez, donde resulta um bom equilíbrio.
.
Nota do bloguista: Quando cheguei a casa e fui introduzir as notas é que reparei que tinha provado a colheita de 2006. Não sei por que esse vinho se me apagou da memória. Contudo, não foi por ter má nota, pois registou um 6. Quanto à diferença na pontuação entre as duas colheitas, ou foi porque se tratou da primeira colheita e havia vários acertos a fazer ou porque me faltou concentração.
.
.
.
Origem: Regional Ribatejano
Produtor: Vale d'Algares
Nota: 8,5/10

Sem comentários: