segunda-feira, fevereiro 09, 2009

Aguardente Lourinhã XO

A denominação de origem controlada da Lourinhã é recente, datando de 1992. Contudo, esta bebida destilada tem grandes e antigas tradições nesta terra da Estremadura. Em tempos, os produtores de Vinho do Porto abasteciam-se por estas paragens, mas o acesso a aguardentes doutras proveniências a preços acessíveis causou o fim dos fornecimentos.
.
A Lourinhã é uma das poucas regiões vínicas que só produzem aguardente, conjuntamente com Conhaque e Armanhaque. Por este facto diz-se, na brincadeira, que esta região é a Lourinhaque.
.
Embora sejam grandes as tradições, actualmente só existem dois produtores em actividade na Lourinhã, tendo um entrado recentemente. O mais antigo e maior produtor é a Adega Cooperativa da Lourinhã.
.
Uma das razões da boa qualidade das aguardentes da Lourinhã está na baixa graduação do vinho da região, situada entre os oito e os dez graus. O que não é valorizado para vinho é benéfico para as destilações.
.
A Adega Cooperativa da Lourinhã só produz aguardente XO (Extra Old), que deriva de estágios em madeira por períodos superiores a cinco anos. Neste produtor, o envelhecimento faz-se em barricas de castanho e de carvalho português e francês. O resultado final resulta de lotes com vários anos, por forma a mater uma qualidade uniforme.
.
A suavidade, untuosidade e doçura são algumas das características notórias da aguardente velha da Adega Cooperativa da Lourinhã... no nariz destacam-se os aromas a caramelo, especiarias e madeira.
.
.
.
Origem: Lourinhã.
Produtor: Adega Cooperativa da Lourinhã

Sem comentários: