quinta-feira, março 01, 2007

Sinal Vermelho

Rua das Gáveas, 89 (Bairro Alto)
Telefone: 21 346 12 52

Das muitas vezes que ali fui vou apenas narrar a minha última incursão, porque é ilustrativa na qualidade do serviço e dos pratos.
O Sinal Vermelho é um restaurante popular, de gastronomia portuguesa, sem armar ao pingarelho e sem espalhafatos desnecessários. A casa é limpa e, felizmente, tem a decência de ter a cozinha resguardada, por forma que ninguém sai a cheirar a comida. O serviço sempre foi correcto e atento. A decoração é popular, com a sala decorada a azulejos a meia parede; não é um espanto, antes pelo contrário. Paga a conta, o cliente não se sente abusado e tem a barriga e a gula satisfeita. E como popular não significa alarve, ali não há a moda de se pôr uma travessa frente ao cliente a fazer de prato. Um prato continua a ser um objecto redondo.
Nesta minha última vez vieram uns filetes de chocos panados, que estavam muito frescos e saboros, acompanhados com arroz de feijão, que poderia estar mais saboroso. A culpa está na escolha do arroz. Aqui caiu-se no arroz agulha, que se presta pouco à gastronomia portuguesa e pouco dado a absorver os sabores. Este é pois um aspecto a modificar.
Depois veio rim, que é um prato de risco! Ou se sabe fazer ou o comensal está a comer análises à urina. A prova foi mais do que ultrapassada. Vinte valores. Os rins vieram com ovos mexidos, arroz e couve. Aqui só se lamentou o arroz, pela mesma razão e que desta feita acresceu estar encruado.
Quanto ao vinho há a dizer coisas boas e uma menos boa. A negativa é o costume: o preço. As boas são a variedade e a presença de uma escolha qualitativa. Há uma oferta de brancos melhor do que é hábito em restaurantes deste patamar e uma gama de tintos de qualidade mais vasta e a preços mais simpáticos também de referenciar. Quem quiser beber um bom vinho consegue encontrá-lo e a preço relativamente acessível. Ou seja, os vinhos mais baratos estão puxados para cima, enquanto os melhores não estão assim tão encarecidos, o que pode fazer pender a escolha para os mais nobres.
Uma refeição com couvert, prato, vinho, sobremesa e café situa-se entre os 25 e os 30 euros. Dadas as circunstâncias e tendo em conta concorrentes do mesmo patamar, parece-me que o Sinal Vermelho é uma escolha absolutamente acertada.

Nota: Ora depois de eu ter escrito este texto a loiça da casa foi mudada e, lamentavelmente, foi adoptada para serventia as malditas travessas em vez de pratos. Há maus hábitos que se pegam!

Sem comentários: