sexta-feira, agosto 02, 2013

O vinho é caro em Portugal?

Ora vamos a contas... quantas e quantas vezes me dizem que cinco euros por um vinho é muito ou é o máximo que dão por um.
.
Quem o afirma terá as suas razões e não quero argumentar quanto a conhecimento doutras realidades, acerca da qualidade, gosto pessoal ou relação entre qualidade de preço. Todas essas considerações são meramente pessoais.
.
O que é mais objectivo é o custo de fazer vinho. Ninguém ganha muito ou chega a ganhar com os preços que pratica. Ou perde dinheiro ou apenas tenta escoar stock ou pratica ciências ocultas.
.
Segundo me constou, por diversas vezes, 90% do mercado português de vinho faz-se abaixo dos cinco euros por garrafa de 0,75 litros, sendo que 80% estão abaixo dos três euros. Visto tanta gente mo dizer, tendo a achar que essas informações são verdadeiras, muito embora não tenha encontrado na internet nenhum sítio credível que o atestasse... mas também não perdi muito tempo com essa tarefa.
.
O que sei é que nos hipermercados e supermercados, estruturas comerciais que dominam o negócio da distribuição, e ainda nas tradicionais mercearias de bairro, as prateleiras parecem traduzir essa fé dos patamares abaixo dos cinco euros e dos três euros. Segundo números da Nielsen, citados pela Revista de Vinhos, referentes a 2012, uma garrafa de vinho custa, em média, 1,50 euros nas grandes superfícies.
.
Seja como for, a minha experiência é que a maioria das pessoas (com quem me dou) acha que cinco euros por um vinho é uma loucura. Porém, muitos bebem o seu café ou comem uma torrada na pastelaria da esquina.
.
Deixando de lado o custo de matéria-prima, de transporte e transformação... Deixando de lado o pão torrado, em que a situação é ainda mais flagrante, veja-se o preço do café, a vulgar bica. Neste momento em que escrevo, uma bica custa normalmente 60 cêntimos...
.
Vamos a contas: assim, 60 cêntimos por 30 mililitros de café corresponderá X euros por garrafa de 0,750 mililitros. Ou seja, 15 euros por garrafa. E com 15 euros já se compram muitos bons vinhos.

Sem comentários: