quinta-feira, agosto 01, 2013

Novidades da Quinta da Lagoalva de Cima

Gostei da família Campilho logo no dia, no momento, que a conheci. Fazia eu uma reportagem, para o programa Da Terra Ao Mar (RTP 2), sobre o azeite da casa. Quem conhece Manuel Campilho, o boss dos bosses, sabe como é o seu linguajar e a sua simpatia. Desarmou-me com uma tirada, mas isso é coisa que talvez um dia conte.
.
Feitas as filmagens, almocei na casa da quinta, um palacete do século XVIII (se não me enganam os olhos). Serviram uns ovos que guardo na memória – é da tradição da casa comerem ovos a todas, ou quase todas, refeições. Voltei lá, umas quantas vezes, a almoçar e nem sempre tive a sorte de comer os benditos ovos. Azaritos...
.
A Quinta da Lagoalva de Cima é uma grande propriedade no concelho de Alpiarça e tradicional: vinho, cortiça, azeite, cavalos puro-sangue lusitano, gado, etc. Mas, é claro, que nos píncaros estão os vinhos e os cavalos.
.
Há coisa de um mês ou dois, a família Campilho apresentou as suas novidades, num almoço no Clube dos Jornalistas. Estava bom tempo, temperatura amável e a comida foi um regalo. Foram apresentados 12 vinhos (na verdade 14) e o azeite Quinta da Lagalva Azeite Virgem Extra, feito com azeitonas das cultivares italianas frantoio e moraiolo. As árvores têm 200 anos e foram introduzidas por uma antepassada com nascimento na Toscânia, donde trouxe também uma tonalidade verde muito particular e que se tornou «emblema» da família dos duques de Palmela, da qual fazem parte.
.
Para não estar a maçar o leitor (e a mim) com uma tonelada de descritores, que penso serem quase sempre dispensáveis e muito enfadonhos, passo a notar as características comuns que encontrei.
.
Uma realidade dos vinhos da Lagoalva é a sua frescura. É um dom da natureza que Diogo Campilho, o enólogo, sabe aproveitar. Embora repita constantemente que não me interessa nada a definição de boa relação entre a qualidade e o preço, tenho, neste caso, de a sublinhar. São vinhos muito bons e com preço acessível. Apostas seguras.
.
Os brancos mostram, com maior ou menor intensidade, notas cítricas e minerais. Os tintos revelam-se bem estruturados. E todos, como já salientei, com boa frescura. Refiro apenas as castas.
.
Quinta da Lagoalva Talhão 1 2012 (branco): alvarinho, arinto, fernão pires, sauvignon blanc e verdelho (não é a casta espanhola verdejo).
.
Quinta da Lagoalva Sauvignon 2012: sauvignon blanc.
.
Lagoalva Espírito Reserva Branco 2011: chardonnay.
.
Quinta da Lagoalva de Cima Arinto e Chardonnay 2012 (Reserva): arinto e chardonnay.
.
Quinta da Lagoalva Rosé 1 2012: alvarinho, alvarelhão, syrah e touriga nacional.
.
Espírito Lagoalva 2011 (tinto): castelão e touriga nacional.
.
Quinta da Lagoalva Castelão Touriga 2011: castelão e touriga nacional.
.
Quinta da Lagoalva Reserva Tinto 2011: alfrocheiro, touriga nacional e syrah.
.
Quinta da Lagoalva de Cima Grande Escolha Syrah-Touriga Nacional 2011: touriga nacional e syrah.
.
Quinta da Lagoalva de Cima Grande Escolha Syrah 2010: syrah.
.
Quinta da Lagoalva de Cima Grande Escolha Alfrocheiro 2009: alfrocheiro.
.
Dona Isabel Juliana 2009: alfrocheiro, alicante bouschet, tanat e syrah. Visto tratar-se dum vinho de homenagem a uma pessoa, neste caso a matriarca e avó do enólogo (referir toda a descendência ser... entendem-me, não entendem?), abstenho-me de lhe dar uma nota. Mas não posso deixar escapar um comentário: grande vinho!
.
Foram ainda servidos o Quinta da Lagoalva de Cima Late Harvest 2012 (riesling e gewurztraminer) e Quinta da Lagoalva de Cima Licoroso 2008 (tannat), mas não lhes dei a devida atenção para agora os comentar.
.
.
Quinta da Lagoalva Talhão 1 2012
Nota: 6/10
.
Quinta da Lagoalva Sauvignon 2012
Nota: 5,5/10
.
Lagoalva Espírito Reserva Branco 2011
Nota: 6,5/10
.
Quinta da Lagoalva de Cima Arinto e Chardonnay 2012
Nota: 7,5/10
.
Quinta da Lagoalva Rosé 1 2012
Nota: 6/10
.
Espírito Lagoalva 2011 (tinto)
Nota: 5/10
.
Quinta da Lagoalva Castelão Touriga 2011
Nota: 6/10
.
Quinta da Lagoalva Reserva Tinto 2011
Nota: 6,5/10
.
Quinta da Lagoalva de Cima Grande Escolha Syrah-Touriga Nacional 2011
Nota: 6,5/10
.
Quinta da Lagoalva de Cima Grande Escolha Syrah 2010
Nota: 7/10
.
Quinta da Lagoalva de Cima Grande Escolha Alfrocheiro 2009
Nota: 7,5/10

Sem comentários: