terça-feira, novembro 08, 2011

Um brinde para comemorar dez anos do Douro Património da Humanidade

Comemora-se este ano, a 14 de Dezembro, o décimo aniversário da elevação do Douro a Património da Humanidade pela UNESCO. Nesse âmbito, «o Douro apela e convida para um “Brinde a Portugal e aos Portugueses”, no próximo dia 13 de Novembro, data em que se celebra o Dia Europeu do Enoturismo», refere um comunicado da organização da efeméride.
.
Os organizadores pretendem «que os portugueses se envolvam num brinde patriótico, com um cálice de Vinho do Porto. A proposta é para que o brinde seja proporcionado, às 13h00 em ponto e em todo o país, pelo maior número de restaurantes, bares, lojas e locais públicos que tenham as condições naturais para tal. A intenção do “Brinde a Portugal e aos Portugueses” é que os portugueses promovam também, em suas casas às 20h00, um brinde à família, aos vizinhos e aos amigos».
.
O texto oficial do evento afirma que «esta acção tem por objectivo a recuperação da auto-estima e do orgulho nacionais, utilizando o produto português mais conhecido em todo o mundo, o Vinho do Porto, uma marca com história, assente num convite de raridade, de distinção e de experiência competitiva global, enraizado na cultura, na imagem e nos valores da portugalidade».
.
O «Brinde a Portugal e aos Portugueses» tem página no Facebook, através de uma página com o nome da iniciativa, disponível em https://www.facebook.com/pages/Brinde-a-Portugal-e-aos-Portugueses/135792629860488?sk=wall. «Pretende-se que esta seja uma plataforma de divulgação e interacção com os aderentes a este “movimento”. Aqui vai ser lançado, ainda esta semana, um passatempo que convida todos a partilharem fotografias do patriótico brinde de dia 13 de Novembro de 2011, identificando o local do mesmo. Aos promotores dos dez brindes mais criativos será oferecida uma garrafa de Vinho do Porto 10 Anos do IVDP, comemorativa dos 10 anos de Douro enquanto Património Mundial».
.
O «Brinde a Portugal e aos Portugueses» é uma iniciativa conjunta que une várias entidades que promovem o Douro e o Vinho do Porto, entre as quais se destacam a Comunidade Intermunicipal do Douro (CIMDOURO), a Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), a Estrutura de Missão do Douro (EMD), a Rota do Vinho do Porto (RVP) a Liga dos Amigos Douro Património Mundial (LADPM), a Associação dos Empresários Turísticos do Douro e Trás-os-Montes (AETUR), a Associação  das Empresas de Vinho do Porto (AEVP), a Casa do Douro (CD), a Entidade Regional de Turismo do Douro (ERTD), o Instituto dos Vinhos do Douro e Porto (IVDP), o Museu do Douro (MD) e a Associação de Empresários de Hotelaria e Turismo do Douro (AE.HTDOURO). «De salientar é também o apoio da Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal (AHRESP), que desde o primeiro momento se associou a este movimento», conclui o comunicado.

Sem comentários: